Porque nos queixamos tanto? Porque a vitimização é tão normal? O que ganhamos com a lamentação?

0

Porque nos queixamos tanto?
Porque a vitimização é tão normal?
O que ganhamos com a lamentação?

Durante séculos de ignorância espiritual e total influência religiosa, deixámo-nos acreditar na visão ingénua e desempoderadora de desconexão divina.
A Vontade Divina vs obediência do homem à vontade de Deus.
Deus, Luz e Amor no céu vs o homem, sombra e sofrimento na Terra.
Deus Todo-Poderoso vs homem submisso e obediente.
Deus julgador vs homem condenado. Deus perfeito vs homem imperfeito.
Leis de Deus para entrar no paraíso vs “pecado” como garantia do inferno.

Finalmente este moralismo religioso “one-size-fits-all” está a ser questionado!
Durante séculos vivemos sem consciência das Leis do Universo, sem noção do poder do nosso do Livre Arbítrio, sem conhecimento de como as nossas Vidas Passadas influenciam a nossa vida presente, sem honrar a nossa liberdade de viver, agir, questionar e pensar e pior que tudo, perdemos o poder de Viver a nossa história e de dar resposta criativa, consciente e responsável aos nossos desafios e propostas pessoais.

A ideia de que um Deus paternalista que tanto castigaria as nossas más acções, como premiaria as boas, empurrou-nos de volta à criança dependente e irresponsável em nós, desconectando-nos assim do nosso poder pessoal.

A consequência? deixámos de agir e passámos a esperar. Deixámos de viver e passámos a esperar pelo Salvador. Deixámos de nos responsabilizar a nós próprios e passámos a culpar tudo, todos e até Deus por todos os males.

A vitimização é a doença da impotência e da irresponsabilidade pessoal. É a desresponsabilização sobre as mudanças que precisam ser feitas quando estamos desconfortáveis. É a projeção da dor no outro. É a tentação da culpa e o choro pelo salvador.

Finalmente começa a chegar o tempo da cura e completa transformação desta velha bengala que nos ajudou a sobreviver no passado mas que não serve para o futuro. Chegou o tempo da mudança, do poder pessoal, da responsabilidade pessoal, da consciência individual, da força interior de escolhermos como nos cuidamos, protegemos e evoluímos pois somos a salvação de nós próprios 🤍

“Complaining is never good for anything; it comes from weakness.”
Friedrich Nietzsche

Vera Luz

Imagem de photosforyou por Pixabay

Share.

About Author

Leave A Reply