A iluminação é um processo destrutivo

0
“A iluminação é um processo destrutivo. Não tem nada a ver com ser melhor ou ser mais feliz. Iluminação é o desmoronamento da mentira. É ver através da fachada da pretensão. É a completa erradicação de tudo o que imaginamos ser verdade.”
DYASHANTI
Lembro-me há muitos anos de ter sentido um enorme alívio quando li esta frase pela primeira vez.
Depois de anos iludida, perdida a procurar a felicidade em coisas e pessoas, o despertar foi para mim um gigantesco reset de todas as minhas ilusões, crenças e valores. Foi a explicação para todas as minhas dores.
Foi a compreensão de todos os eventos da minha vida através da lente das leis universais. Foi o relembrar o grande e maravilhoso propósito da Vida; a nossa evolução pessoal, processo que implica numa primeira fase, o chamado periodo da ressaca Karmica, curar e resolver as questões Karmicas que trazíamos de vidas passadas, para depois podermos então abrirmo-nos para a oportunidade de de novas experiências e ir mais longe na nossa história.
Tanto no meu caminho pessoal como observando tantas pessoas que comigo se cruzam, fui percebendo que o caminho da felicidade ou o processo de evolução e iluminação é difícil, exigentíssimo e obriga a um grau de disciplina, de consciência e capacidade de transformação que a maioria, principalmente por falta de orientação espiritual, não consegue facilmente atingir.

Iludiram-nos desejando-nos felicidade, sucesso, alegrias e saúde mas ninguém nos preparou para a dor, para a perda, para a destruição inevitável de tudo o que não serve o propósito evolutivo.

Pior do que não conhecermos os passos que implicam esse processo de evolução e iluminação, foi termos romantizado a evolução e confundido a felicidade com algo que, temos, compramos, conquistamos, desejamos ou já atingimos, normalmente no plano exterior das coisas e pessoas.
Se pudéssemos ouvir as preces de milhões, ouviríamos na sua esmagadora maioria, pedidos, súplicas, listas de desejos, promessas em troco de algo que acreditamos que nos falta, expectativas irrealistas do que acreditamos nos falta para nos sentirmos completos. Mas basta uma perda, um desconforto, uma desilusão, um pequeno abanar nesse idealizado castelo de cartas, para mostrar a sua falta de sustentação e a sua vulnerabilidade.
Fomos ensinados que o nosso vazio se preenche de fora para dentro, criando assim dois problemas graves na nossa vida; a obsessão ilusória com todo o tipo de alimento relacional, alimentar, material, financeiro e a incapacidade de lidar com o vazio da Alma e as frustrações quando percebemos que o alimento externo vem envenenado pois afinal não preenche o vazio.
O processo de iluminação inicia então não quando usamos essas fichas externas para acender a nossa luz mas sim quando descobrimos que a ficha da nossa luz está dentro de nós e por isso a solitude, a irreverência, a autonomia, a habilidade de estar e caminhar sozinho era típico dos grandes Mestres.
Quando percebemos que o amor, o respeito, a atenção, a segurança, a proteção, o carinho, a própria felicidade, são tudo estado internos de SER que não devem depender de nenhum TER, percebemos o quanto ainda somos dependentes.
Ao longo dos anos ouvi frases nas consultas, terapeuticamente arrepiantes, que revelam como se tornaram normais estas dependências;
-Quero ter um bebé para sentir amor na minha vida
-Quero alguém porque odeio estar sozinha
-O meu emprego é a minha segurança
-Não faço nada sem os meus pais
-Não me vou divorciar porque recuso-me a ficar sozinha
-O meu marido é o meu pilar
-Os meus filhos são o meu oxigénio e razão de viver
– Lá chegará o dia em que reconhecem o meu valor no trabalho
-Odeio o meu trabalho mas preciso de pagar contas
– O meu casamento é tóxico mas não consigo sair
Muitas destas frases ainda são normais para os muitos que nunca olharam ou questionaram os seus apegos, ilusões e dependências.
Relembro por isso a mensagem desta poderosa frase;
“A iluminação é um processo destrutivo. Não tem nada a ver com ser melhor ou ser mais feliz. Iluminação é o desmoronamento da mentira. É ver através da fachada da pretensão. É a completa erradicação de tudo o que imaginamos ser verdade.”
Se queres conhecer a tua história Karmica, a tua missão, os teus padrões nesta vida, envia email para veraluz@veraluz.pt ou liga 967988990 para marcares a tua consulta.
Vera Luz
Imagem de Tanuj Handa por Pixabay
Share.

About Author

Leave A Reply