As dores, feridas e traumas que experienciamos na infância, vão colorir as lentes com que iremos ver o mundo em adultos.
Como dizia Anais Nin, nós vemos o mundo, não como ele é, mas sim como nós somos, e por isso são as nossas experiências que irão condicionar as nossas crenças, ideias e emoções sobre a vida.
São dois os movimentos básicos do ser humano;
– A busca do amor
– A fuga à dor
Tanto um como outro, activam internamente desde muito cedo, de acordo com as circunstâncias, formas e fórmulas de conseguir amor e fugir da dor.
Seja a postura de submissão e tentativa de agradar ou, pelo contrário, o ataque ou a rebeldia, ambas servem mecanismos de sobrevivência e de adaptação ao momento, mas que não servirão a longo prazo.
Para além de não serem saudáveis e na maioria das vezes inconscientes, pois são reactivos, estes mecanismos automáticos não estão ao serviço da consciência, do amor próprio e da evolução pessoal.
Algures na viagem de crescimento pessoal, iremos perceber que o amor e a proteção que precisamos está dentro de nós. Que aqueles jogos de defesa e ataque com o mundo exterior são completamente inúteis e um desgaste permanente de energia vital.
Grande parte do trabalho de terapia é numa primeira fase, interromper estes mecanismos, tirar as defesas, identificar os bloqueios, desapegar de escolhas tóxicas, desistir de procurar fora.
Depois de identificadas todas as dependências, ilusões e apegos com o mundo exterior, começa a Grande Viagem ao interior, a aprendizagem de que o amor, a proteção, a segurança, o respeito, o apoio, , a coragem, a liberdade, a responsabilidade, seja lá o que for que tanto procurámos e exigimos dos outros, é afinal uma responsabilidade pessoal.
Mas como posso tirar as minhas defesas e ficar à mercê do mundo e dos outros?
Porque a criança confiava e precisava da proteção e segurança de alguém. Como adultos, precisamos lembrar que já seremos capazes de nos proteger e manter em segurança por nós próprios.
A dança já não é com o outro. O sim e o não já não são expressos como técnica de manipulação para conseguirmos o que queremos do outro. O estado de amor e proteção agora depende de nós. De como corajosamente dizemos SIM de ir em busca do que precisamos e de dizermos NÃO ao que se revela negativo e tóxico para nós.
É a partir deste centro, desta força interna que a energia flui e onde cada Chakra, cada área de vida, cada emoção e potencial, irá contribuir para o equilíbrio de quem somos.
Se queres conhecer a tua história Karmica, a tua missão, os teus padrões nesta vida, envia email para veraluz@veraluz.pt ou liga 967988990 para marcares a tua consulta.
Vera Luz