O Sol e a Lua são tradicionalmente chamados em Astrologia de Luzes ou Luminares – Luz do dia e Luz da noite. Sem estas Luzes, não atingiremos a Iluminação.
Sol e Lua representam os princípios Masculino e Feminino, o Yin e o Yang, a Polaridade Cósmica Divina, de onde tudo origina e que tudo sustenta, como nos ensinaram os Taoístas.
Cada um de nós, criado à imagem de Deus, carrega em si esta Polaridade e é responsável por mantê-la em equilíbrio, condição essencial à manutenção da Luz.
A Lua representa o mundo interior, o sentir, o passado, a memória, o inconsciente, a ancestralidade, as vidas passadas registadas no nosso plano emocional e espiritual, com todas as suas experiências, dores e vitórias. A Lua é a Prata, é a noite, é o mistério, é a sabedoria, é a intuição que nos permite a visão espiritual, invisível, subjectiva e sábia para além das formas.
Manter esta energia saudável, implica manter o coração aberto, ouvir e respeitar a intuição, responsabilizarmo-nos pelas experiências do passado e desenvolver a paciência, a tolerância, a cooperação, a compaixão, a resiliência, a doçura e a sensibilidade pessoal e social.
O Sol representa o mundo exterior, o consciente, a ação, o movimento, os objectivos, a determinação, o futuro, a vontade de ir, expandir, sociabilizar, ir mais além. O Sol é o Ouro, é o dia, é a visão concreta, real, visível de quem somos.
Manter esta energia saudável, implica sair da cadeira, tomar decisões, desenvolver disciplina, ter ideias, procurar soluções, desenvolver coragem, entusiasmo, optimismo, espírito positivo e uma saudável competitividade.
A grande maioria das nossas dores, vem da irresponsabilidade pessoal que temos sobre estas duas forças dentro de nós.
Ou seja, delegamos nos outros tanto a necessidade de nos sentirmos bem e sermos felizes (YIN) como a coragem de lutarmos pelo que queremos (YANG), ficando assim presos nas dependências, nos apegos e no papel da vítima.
O processo de evolução espiritual é pessoal e intransmissível e nada tem a ver com riqueza material, ter uma família ou fama.
Evoluir implica estar bem e estar bem exige que abracemos o nosso passado, LUA, para conseguirmos evoluir para o nosso futuro, SOL.
A Vida é então a Grande Viagem. Uma longa peregrinação. Um processo a lume baixo de transmutação. Do inconsciente para o consciente. Do interior para o exterior. Do passado para o futuro. Do medo para o amor. Da escuridão para a Luz. Do homem para Deus. ☀️
Vera Luz
Imagem de Hassas Arts por Pixabay