Quando o mundo parece doido!

0
A maluquice de notícias que correm nos dias de hoje na internet mostra o quanto ainda somos imaturos ou melhor inconscientes de como as energias funcionam. Principalmente no que toca aos processos mentais, ao nosso foco, à consciência interior, à disciplina mental, à necessidade de observar em silêncio e deixar a nossa alma trazer ao de cima a sua própria sabedoria sobre a experiência do momento.
Embora o pânico se tenha generalizado pela maioria, hoje em dia já temos acessíveis ferramentas capazes de nos ajudar a lidar positivamente com tudo o que está a acontecer. Não é quando tudo nos corre bem que que provamos o nosso trabalho interno, é precisamente quando o medo se instala que testamos o nosso grau de iluminação.
Deixo algumas como lembrete;
1. O Livre arbítrio não é só um pobre conceito que se traduz como livre escolha. É um dos maiores poderes que o ser humano carrega consigo e que determina que podemos / devemos escolher a cada momento o que nos garanta o nosso equilíbrio, saúde e bem estar a todos os níveis. É o livre arbítrio que activa a Lei do karma, a lei da atração ou seja, o que escolhemos dita a qualidade da nossa realidade. Há então que usá-lo inteligentemente de forma a criarmos algo positivo e não negativo. Estás positivamente presente e disciplinada nas escolhas que fazes?
2. PNL – Linguagem – Tem mais depressa sucesso a pessoa que afirma; “Quero viver uma vida saudável” do que a pessoa que afirma; “Preciso deixar de fumar”.
Dá para perceber o que é obviamente diferente de uma frase para a outra? O nosso inconsciente não percebe o Não. Ele regista ingenuamente o que ouve e por isso é tão importante que mantenhamos o nosso discurso interno e externo positivo.
3. SAR – Sistema de activação recticular. É o fenómeno mental que, perante a quantidade absurda de informação a que estamos sujeitos a todos os momentos, escolhe focar na que interessa de acordo com o que temos como prioridades internas. Por exemplo, só vermos carrinhos de bebé quando esperamos um filho ou que todos os carros têm a cor do nosso. Aprendemos no Coaching que focando no nosso objectivo, naquilo que mais desejamos manifestar, influencia o nosso sistema interno a filtrar no exterior, apenas o que nos serve para a conquista desse objectivo e a ignorar o que não está em sintonia com ele.
Qual é o teu maior objectivo positivo futuro a longo prazo?
4. PNL – Valores – O que é realmente importante para nós. Evitar o que não queremos? ou procurar o que queremos? A nossa acção tem duas fontes internas de energia; o medo ou o amor. Em linguagem PNL chamamos os movimentos “away from (fuga/medo/negativo)” ou “towards to (foco/amor/positivo). Até que sejam observados e trazidos à consciência, usamo-los sem consciência de qual é o dominante em nós e são normalmente herdados pelos pais. Por exemplo uma pessoa que está a defender o valor da segurança, dificilmente perceberá as escolhas e discurso da pessoa que está a defender o valor da liberdade.
Olhando para o teu dia, as tuas escolhas, o tipo de informação que lês, as respostas que dás, em que fonte dominante dirias que está sustentada a tua energia, o teu foco e as tuas escolhas?
5. Lei da Atração – Este princípio Hermético diz que atraímos energias em vibração idêntica à nossa. Uma das formas de percebermos mais sobre quem somos, é precisamente observar sem julgamento tanto as pessoas mais negativas como as mais positivas que atraímos. Mudar a nossa vibração elevando-a para vibrações mais leves e amorosas, é o que nos garante sermos capazes de atrair pessoas com vibrações também mais leves e deixar de atrair tanta densidade. Por isso observa as pessoas mais densas e negativas à tua volta e procura manifestar o lado positivo e mais leve. Ou seja, aprende a ser a Luz no meio da escuridão.
Já aprendeste a “ler” as pessoas à tua volta?
6. Projecção. A tendência que temos de ver no outro ou no exterior o que ainda vive inconsciente em nós. Explica o fenómeno de vermos o arrogante a acusar o outro de arrogante. O autoritário a gritar para o outro que ele é autoritário. O irresponsável a acusar o mundo de irresponsabilidade. Todos sem excepção o fazemos nalgum grau pela simples razão de que nem tudo o que somos e carregamos em nós está consciente. Por isso a próxima vez que deres por ti a acusar alguém de algo; questiona esse mesmo aspecto em ti mesmo pois se a lei da atração o fez presente na tua realidade, algo em ti ressoa com ele.
7. Dizia um ditado antigo que a mente é oficina do diabo. A mente é umas das nossas partes que deve estar integrada no todo que somos e ao serviço do equilíbrio global que implica o lado emocional, fisico e espiritual. É a partir deste equilíbrio que então rejeitamos o que nos é tóxico e que buscamos o que é essencial à saúde da nossa essência. Neste momento a quadratura do Neptuno ao eixo da comunicação é o que está a gerar a loucura mental dos meios de comunicação. Mas o momento ideal para percebermos que, a informação mental sem integração interna nas outras partes, é capaz de levar à loucura e ser a origem de desequilíbrios profundos. Tempo perfeito para focar a mente em algo positivo como por exemplo descobrires o teu mapa astral e as mensagens que ele tem para ti.
8. Quando não podemos mudar o que está fora, a vida está a propor-nos mudar dentro. A rendição, a aceitação, a vivência sem apego ao desfecho, a capacidade de fluir, a contemplação, a resistência à reactividade são termos desafiantes para qualquer um de nós, mas são estágios conquistados por quase todos os grandes Mestres que passaram pela terra. Qualquer um deles requer um enorme foco e disciplina mental, são difíceis de atingir, mas não impossíveis. Experimenta! Fecha os olhos, respira fundo e mantém na tua mente o Mantra; “Tudo está a acontecer da maneira certa, no tempo certo.”
A relatividade do certo e errado, da verdade pessoal e das verdade absolutas, o que faz sentido e o que não faz, as opiniões / visões pessoais, a verdade, a mentira, as omissões e distorções serão sempre temas sensíveis, e como disse acima, devem ser filtrados pelo próprio para sua própria proteção e equilíbrio.
Porque os meses desafiantes de 2021, mantenhamos estas dicas à mão!
Bem hajam
Vera Luz
 
Imagem de magicbowls por Pixabay
Partilhe =)

Sobre o autor

Deixa um comentário

*

code