Os quatro Elementos

0

Os Elementos: Terra, Água, Ar, Fogo e a sua Simbologia

Diz-nos a Ciência Esotérica que a Natureza, através dos Elementos e da sua simbologia nos mostra também como atingir esse equilíbrio a nível interior, assim como a simbologia do Yin (energia feminina) e do Yang (energia masculina).

Somos um microcosmos dentro de um Macrocosmos, tudo o que acontece fora de nós, é um espelho que se passa dentro de nós também.

A Astrologia (estudo da influência dos Astros na Terra) explica que tal como a Terra, o Ser Humano também é constituído por quatro Elementos: Terra, Água, Ar e Fogo. A Terra e a Água são elementos Yin (femininos), o Ar e o Fogo são elementos Yang (masculinos).

Tanto o Homem como a Mulher carregam dentro estas energias (em maior ou menor intensidade), que podem ser observadas num mapa astrológico. Tudo o que chamamos de características (jeitos, tendências, manias), são na verdade, energias e, quando bem trabalhadas e conscientes, podem-nos ajudar a encontrar o tão desejado Equilíbrio.

O que significa elemento Yin?

É o Elemento mais introvertido, há um movimento mais para dentro. É fechado, suave, tímido, receptivo, feminino.

O que significa elemento Yang?

É o Elemento mais extrovertido. Expande, há movimento para fora, é activo e masculino.

Cada ser humano é constituído por estes quatro Elementos, que vão definir a sua personalidade consoante a predominância ou falta destes Elementos.

Por exemplo uma pessoa com muita Água e Terra e pouco Fogo ou Ar, é uma pessoa à partida mais Yin (fechada, suave, receptiva, feminina). Toda esta análise é feita através de um mapa com base na informação relativa ao nascimento (ano, mês, hora e local). Desenha-se um mapa do aspecto do Céu (Mapa Astral) no preciso momento em que a pessoa nasceu e o mesmo mostra os Planetas em determinados Signos (as constelações no Céu) e Casas, que são constituídos por Elementos. Assim ficamos a saber se a pessoa tem muitos ou poucos Planetas nos determinados Elementos, definindo-se a tendência da sua personalidade.

Ao sabermos a distribuição dos Planetas nos Elementos, entendemos imediatamente porque temos determinados comportamentos, sentimentos, tendências, medos. Imediatamente percebemos que há uma razão para cada pessoa ter a personalidade que tem.

O momento em que ganhamos esta Consciência, é o momento em que podemos Escolher procurar desenvolver a energia que nos falta, ou trabalhar a energia que temos em excesso, para atingirmos cada vez mais um maior Equilíbrio, maior bem-estar com o nosso Ser. Por exemplo, uma pessoa com falta de Ar deve procurar trabalhar o Ar, desenvolvendo actividades que estimulem a mente como por exemplo procurar relacionar-se, falar e ouvir sobre assuntos que lhe interessem, criar, estar em grupo. Uma pessoa com muito Fogo deve procurar Água e Terra para acalmar o Fogo.

Cada Elemento corresponde a três Signos.

Signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio. (Yin)

Signos de Água: Caranguejo, Escorpião e Peixes. (Yin)

Signos de Ar: Aquário, Gémeos e Balança. (Yang)

Signos de Fogo: Carneiro, Leão e Sagitário. (Yang)

PERSONALIDADE TERRA

O Elemento Terra é Yin, é o mais pesado, corresponde ao corpo, à matéria, a tudo o que é sólido, onde o Espírito se aloja, é o Templo da Alma.

Quais as características das personalidades com o Elemento Terra?

São pessoas práticas, lidam bem com os assuntos do Planeta Terra, são persistentes, fiéis, verdadeiras, organizadas, auto-disciplinadas, pacientes, construtoras, sabem tirar prazer do mundo físico, gostam de rotina, são responsáveis.

Como é a personalidade quando se tem Terra no mapa astral?

Há uma forte tendência para se identificarem com os seus bens, são apegadas aos valores concretos. São formais, inflexíveis, comodistas, lentas, pesadas, teimosas, materialistas, cépticas, possessivas e têm dificuldade em mudar.

Como é a personalidade quando não se tem Terra no mapa astral?

Não têm sentido prático. Têm dificuldade em lidar com o plano material da Vida e pouca persistência. São desenraizadas, pouco realistas e pouco produtivas. Não são capazes de passar da potência ao acto, não transmitem segurança. São imprevisíveis e têm pouca noção das necessidades do corpo físico.

O que ajuda as pessoas a serem mais equilibradas quando têm personalidades com muita Terra?

Ajuda variarem as suas actividades: não usar relógio, sair da ordem, experimentar coisas novas, comer alimentos que apanhem mais sol (fruta, cereais), re-lacionarem-se com personalidades de Fogo e Ar, sair da rotina de vez em quando, experimentarem dizer e fazer coisas que nunca pensaram fazer, arriscar mudar algo, porem-se à prova, frequentar grupos com princípios espirituais, e praticarem meditação activa.

O que ajuda as pessoas a serem mais equilibradas quando têm personalidades sem Terra?

Colocar objectivos na sua Vida com prazos, procurar estar com pessoas com personalidades com muita Terra, receber e dar massagens, comer mais alimentos que vêm da Terra (batata, cenoura, beterraba), andar descalço, fazer coisas com as mãos (massagens, jardinagem, trabalhos manuais), tomar conta do corpo e senti-lo, parar e apreciar a natureza, respirar fundo.

PERSONALIDADE ÁGUA

A Água é o segundo Elemento mais pesado e é Yin. O ser humano tem cerca de 80% de Água no seu organismo, a Água é um elemento subtil que carrega as memórias Kármicas (tudo o que ela sentiu no passado). É discreta, submissa mas chega a todo o lado. A Água está ligada ao mundo dos Sentimentos, do incons-ciente. Sem Água não há ligação à Terra.

Quais as características das personalidades com elemento Água?

São pessoas Yin, sensíveis, receptivas, empáticas, intuitivas, criativas, reserva-
das, observadoras, subjectivas, passivas, discretas, artísticas, calorosas, profundas, românticas, saudosistas, com necessidade de proteger e ser protegidas, frágeis por fora e fortes por dentro, com grande força interna, e emocionalmente inteligentes. Têm os dons do Coração.

Como é a personalidade quando se tem muita Água no mapa astral?

São pessoas nostálgicas com tendência para a depressão, fechadas, com muitos medos, desconfiadas, vulneráveis, com sentimentos fortes e exagerada Sensibilidade. São introvertidas, iludem-se muito, não têm centro (sentem tudo o que é delas e dos outros), submetem-se sem nunca atacar, não têm forma própria, sofrem de fortes dependências emocionais, têm medo de se apaixonar (mas é o que mais querem), são choronas confusas e sem objectividade.

Pouco práticas, questionam muito tudo o que sentem. Acedem facilmente ao mundo invisível e têm uma forte necessidade de laços fortes. Tomam conta de tudo e de todos e têm tendência para controlar apegos fortes à família.

Como é a personalidade quando não se tem Água no mapa astral?

São pessoas frias, calculistas e com dificuldade em lidar com os seus próprios sentimentos. Têm muita falta de auto-conhecimento, são distantes, desapegadas, insensíveis e têm dificuldade em relacionar-se intimamente e em entender os outros. São racionais, pouco ou nada profundas. Podem ser cépticas se também tiverem pouco Fogo. Podem ter muitos conhecidos mas nenhum amigo. Fogem das emoções e retêm toxinas facilmente. São duras e directas. Agem como robots. Têm falta de compaixão e procuram desesperadamente algo que preencha o vazio interno.

O que ajuda as pessoas a serem mais equilibradas quando têm personalidades com muita Água?

Ajuda procurar o elemento Yang, passar tempo ao Sol, fazer exercício físico, estar com personalidades de Ar e Fogo, ouvir música animada, ver filmes cómicos, evitar ambientes ou pessoas depressivas, desenvolver os seus dons criativos (cantar, pintar, moldar, dançar), comer alimentos com proteína, falar o que se sente sem se vitimizar, vestir roupas com cores vivas e alegres, procurar pessoas com interesses idênticos, olhar para uma fogueira, escrever sobre os momentos mais felizes da sua Vida, estudar assuntos que expliquem a psique ou a lógica da vida (ex: psicologia, astrologia) e fazer Yoga do Riso.

O que ajuda as pessoas a serem mais equilibradas quando têm personalidades sem Água?

Ajuda falar sobre o que sentem, estar em grupos de pessoas sensíveis e cari-nhosas, tomar banhos de imersão, praticar yoga, beber muita água, ver filmes com mensagens profundas, frequentar actividades ligadas ao mundo espiritual, ouvir música que toque o Coração, meditações guiadas, estar com crianças, estar em silêncio, olhar o Mar ou rio, não fugir dos seus sentimentos, respeitar o choro quando apetece, observarem-se e sentirem-se mais, escrever sobre os seus sentimentos, pedir a opinião aos outros sobre o que sentem deles próprios, ouvir musica em silêncio com sons de água, falar baixinho e pausadamente, ouvir mais e falar menos, danças calmas a dois, respeitar o Tempo, respirar profundamente várias vezes ao dia, deixar-se ser escolhido, tentar colocar-se no lugar dos outros e ver o que se sente, dar colinho em silêncio a pessoas tristes (serviço social).

PERSONALIDADE AR

O Ar é o segundo Elemento mais leve, e é Yang. Está relacionado com todo o plano mental do ser humano, a interpretação da Vida através da mente e a sua forma de pensar, comunicar, exprimir ideias e relacionar tudo. O Ar é quem explica todo o sentir, toda a acção, toda a realização material, através das palavras damos sentido ao que sentimos, pensamos e fazemos. O Ar leva-nos a relacionar, unir, entender, é lógico e objectivo. Este elemento lembra-nos que todos respiramos o mesmo ar sobre a Terra.

Quais as características das personalidades com elemento Ar?

São pessoas Yang, comunicativas, curiosas, ágeis, inteligentes (QI), activas, sociáveis, pensativas, relações públicas e que passam a mensagem. São interessantes, coloridas, criativas, versáteis, conhecedoras, quebram o gelo em qualquer lugar, são cultas, vividas e com muita necessidade de mobilidade e variedade. São independentes e têm facilidade em interpretar o Mundo, tomam decisões a partir do pensamento e ética. Têm necessidade de espaço e de se relacionar com pessoas.

Como é a personalidade quando se tem muito Ar no mapa astral?

São pessoas que falam e pensam muito. São nervosas, frias, muito mentais e com dificuldade em Sentir. Sofrem de hiperactividade, intelectual. Dispersam-se facilmente (perdem-se no mundo das ideias). São génios, inventores e não percebem quando alguém está carente ou dependente. Criam pouca empatia, são cansativas, não sabem estar em Silêncio, têm tendência para tiques. São “aéreas”, não se prendem a nada. Criam alheamento relativamente às emoções. São ansiosas e pouco práticas.

Como é a personalidade quando não se tem Ar no mapa astral?

São pessoas fechadas (tendência para se isolar). Sofrem de insegurança mental. Têm pouca vontade de falar, fogem dos grupos, têm dificuldade em aprender e entender os outros, e em se ajustar a coisas novas e diferentes, são lentas no pensamento, e têm problemas de comunicação e expressão verbais bem como necessidade de reinterpretar o que é dito, e em interligar conhecimentos.

O que ajuda as pessoas a serem mais equilibradas quando têm persona-lidades com muito Ar?

Ajuda praticar exercício físico que não implique falar e que canse bastante o corpo, estar com a Natureza em silêncio, despertar emoções fortes, encontrar momentos de silêncio, estudar meditação, qualquer assunto que explique a importância de dominar a mente, falar menos e ouvir mais, escrever para elas próprias, fazer coisas práticas sozinhas, pedir aos seus amigos que lhes chamem a atenção quando já estão a falar demais, fazer exercícios de respiração ao longo da vida, gritar, chorar, cantar, meditação activa, bioenergética (movimentos do corpo específicos com respiração forte), comer alimentos Yin e evitar estimulantes (café, chá verde e açúcar).

O que ajuda as pessoas a serem mais equilibradas quando têm personalidades sem Ar?

Ajuda relacionarem-se mais com pessoas com bastante ar, falar nos seus pontos de vista, escrever, estudar, ler, falar, cantar, procurar ambientes com animação, diversão e que as obrigue a pensar, fazer jogos com palavras e adivinhas, respirar conscientemente, usar na sua roupa e casa os tons amarelos, terapias em grupo, iniciar coisas novas mesmo que seja por pouco tempo e fazer desporto na natureza para ganharem mais ar puro.

PERSONALIDADE FOGO

O Fogo é o elemento mais leve, o puro Espírito e é Yang. Está relacionado com a capacidade de agir, acreditar e intuir. O Fogo tem perfil de líder, de criador, de expansão, é entusiasta, excitável, flui espontaneamente e é cheio de iniciativa. É estimulado pelo ar e acalmado pela terra e pela água, fala na Vitalidade, na capacidade de acreditar e segue a sua vontade. O Fogo aquece, é caloroso e grandioso, cheio de Luz e vontade de vencer, é a Identidade de cada um, o importante é Ser mais que sentir ou saber.

Quais as características das personalidades com elemento Fogo?

São pessoas Yang, com vida, dinâmicas, com fé, ambiciosas, bem-dispostas, espontâneas, generosas, entusiastas, divertidas, criativas, amigas, apaixonadas, calorosas, directas, idealistas, expansivas, intensas, optimistas, confiantes, arris-cadas, independentes, intuitivas, fiéis às suas ideias, aventureiras e coloridas.

Como é a personalidade quando se tem muito Fogo no mapa astral?

São pessoas exageradas, pouco práticas, iludidas, irresponsáveis, sem pés bem assentes na Terra, irrealistas, impulsivas, não acabam nada do que começam, fartam-se de tudo depressa, sem foco, com paixões arrebatadoras, orgulhosas, insensíveis, aceleradas, exaltadas, explosivas, descontroladas, fanáticas, falam alto e com movimentos bruscos. São egocêntricas, directas demais, agressivas, não param em lado nenhum, têm tendência a afirmar-se e a atropelar os outros, não ouvem, agem sem pensar, são precipitadas, jogadoras, dominadoras, impacientes, ansiosas, autoritárias, vivem emoções fortes, ocupam muito espaço até o queimar por completo, costumam ser rosadas na face, dão demasiado nas vistas, têm tendência para engordar por não terem limites.

Como é a personalidade quando não se tem Fogo no mapa astral?

São pessoas depressivas, pálidas, caídas, passivas, pouco confiantes, sem iniciativa, com dificuldade em agir/arriscar, são racionais, pesadas, com falta de fé e com dificuldade em acreditar na sua intuição. Acomodadas, têm dificuldade em se envolver com as coisas, são pouco espontâneas e com auto-expressão inibida, têm falta de alegria pela vida, são pragmáticas e têm falta de emoções fortes. Costumam ser pessimistas.

O que ajuda as pessoas a serem mais equilibradas quando têm personalidades com muito Fogo?

É excelente o exercício físico que ajude a centrar e a suar (Chi Kung, Yoga, Surf, Correr), chorar, gritar, rir, ter muito espaço, aprender a ouvir os outros, ouvir a opinião que os outros têm sobre si, estar com pessoas com personalidades de terra e água, tomar banhos de água fria, não se prenderem, receberem sempre a verdade dos outros, comer alimentos mais Yin (vegetais, cereais e fruta e, evitar carne e demasiada proteína), usar em si e em casa cores suaves, verem-se ao espelho e falarem consigo próprias e terapias bioenergéticas (expelir o fogo da raiva).

O que ajuda as pessoas a serem mais equilibradas quando têm personalidades sem Fogo?

Olhar para o Sol pela manhã ou tarde, olhar para uma lareira acesa, estar com pessoas com Fogo e Ar, por objectivos activos na sua Vida, fazer exercício físico de preferência na natureza, apanhar Sol, estimular a gargalhada, procurar actividades criativas e coloridas (pintar, cantar, yoga do riso, desportos em grupo), colocar em si e em sua casa cores fortes e alegres, comer alimentos com sabores fortes, por exemplo, malagueta, gengibre. Viajar, arriscar, fazer coisas novas e simples.

Michelle Fannon

Share.

About Author

Deixa um comentário

*

code